quarta-feira, 24 de setembro de 2014

SER CONTRA A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO DENTRO DO MOVIMENTO DE HUMANIZAÇÃO DO PARTO E NASCIMENTO.

Desde 2010 milito e trabalho dentro do movimento de humanização do parto e nascimento. Este movimento, para aqueles que não sabem, visa promover um atendimento de respeito e qualidade à mulher em seu processo de parto, combate a violência obstétrica e a cesárea sem indicação clínica, prima pela autonomia da mulher e pelo seu protagonismo durante o nascimento de seu bebê, baseia-se nas recomendações da OMS, do Ministério da Saúde e nas evidências científicas.

Dentro deste movimento, crescente em nosso país, a temática da legalização do aborto é constantemente trazida, visto que uma mulher em processo de abortamento, seja este espontâneo ou intencional, necessidade de atendimento obstétrico. A temática muitas vezes é trazida sob a alegação de que a mulher deve ter total autonomia sobre seu corpo e pode decidir sobre a continuidade ou não de uma gestação. Também são trazidos tópicos referentes à violência obstétrica sofrida por esta mulher em abortamento, e, ainda, a questão de a clandestinidade do aborto favorecer as elevadas taxas de mortalidade materna, visto que a mulher que quer abortar é forçada a procurar e a se submeter a um serviço sem qualidade e fiscalização o que, muitas vezes, tem um final trágico para sua própria vida.

Bem, é dentro deste contexto que trago o meu posicionamento contrário à legalização do aborto e exponho os meus porquês.


SOBRE A AUTONOMIA DA MULHER

Sim, eu sou totalmente favorável à autonomia da mulher sobre seu corpo. É por isso e para isso que já fui à rua quatro vezes em atos e manifestações do movimento de humanização do parto, e que trabalho voluntariamente em diferentes ações ligadas ao tema. A grande questão é que quando falamos em aborto não falamos apenas do corpo da mulher, falamos também do corpo do bebê, do embrião, do feto, enfim, falamos de outra pessoa.

É importante considerar que a autonomia da mulher sobre seu corpo já foi exercida no início deste processo, quando ela consentiu com o ato sexual que culminou na gravidez. Estamos considerando aqui estes casos, não os de violência. Portanto já houve esta autonomia sobre seu corpo.
Aqui é um ponto em que muitas questões surgem, afinal, há de fato autonomia quando falamos de uma mulher sem o devido esclarecimento e acesso aos métodos contraceptivos eficientes? Há de fato autonomia quando falamos de uma mulher menor de idade? Há de fato autonomia quando falamos de uma mulher fragilizada e marginalizada pelo sistema, sem autoestima suficiente para a não banalização do ato sexual? Reflitamos, e repensemos sobre isso logo mais.

Mas considerando que eu me relacione sexualmente com um parceiro por livre e espontânea vontade, consciente do maior ou menor risco de uma possível gravidez dependendo do método contraceptivo que esteja usando, e o resultado disso seja uma gravidez fora dos meus planos, que veio na hora errada, no lugar errado e da pessoa errada. Tenho eu, agora, o direito de dispor desta vida? Aliás, isso é uma vida, ou só um amontoado de células? Quando começa a vida?

 “Estudando o feto, no interior do útero materno, pude comprovar que é um ser humano com todas suas características a quem deve ser outorgado todos os privilégios e vantagens que desfruta qualquer cidadão na sociedade ocidental.” Esta afirmação é do Dr. Bernard N. Nathanson, médico norte americano que liderou o movimento para a legalização do aborto em seu país, dirigiu a maior clínica de aborto do mundo situada em Nova York e então foi trabalhar como coordenador do serviço de Medicina Fetal em outro hospital. Ali, diante de fatos e comprovações científicas, ele mudou de lado. Para saber mais sobre esta história, basta colocar o nome dele no Google. Para aqueles que desejam ir um pouco mais profundo, sugiro que assistam o filme produzido por ele, cujo título é “O Grito Silencioso”, basta procurar no youtube. 

Hoje, além da medicina fetal, há conceitos referentes a registros embrionários, memória celular, psiquismo fetal, psicologia pré-natal, psicanálise de bebês; todos levando-nos para bem perto da verdade de que o feto é sim um indivíduo como afirmou o Dr. Nathanson.

Em sendo o feto um indivíduo e a mulher que o gesta também um indivíduo, e em tendo o Estado que legislar em uma situação de conflitos de interesses (o aborto), fica claro que o papel do Estado é resguardar e primar pelo direito do lado mais frágil, menos favorecido, desprovido de condições de defender-se sozinho. Neste caso, o feto. É assim, que acontece em várias outras situações da vida, é assim que temos hoje o estatuto da criança, do adolescente, do jovem, do idoso dentre tantos outros exemplos nos quais cabe ao Estado preservar o direito do menos favorecido e resguarda a vida com um bem inalienável.
Portanto, eu realmente estou convencida de que não, a mulher não tem o direito de escolher se o feto que vive em seu útero deve continuar vivo ou morrer. Isso não é o mesmo que chamar a mulher de chocadeira humana, como dizem alguns defensores do aborto, tão pouco desconsiderar a necessidade de assistência a uma mulher que engravidou e não desejava a gravidez.

Possuir um útero saudável e praticar o ato sexual trará sempre a possibilidade em potencial de se gerar uma vida. Não há como eu imaginar que isso nunca possa acontecer comigo. É uma questão de responsabilidade. Responsabilidade sobre meu corpo e minha sexualidade. Se alguns insistem em ver isso como condenação, “oh, então a mulher que faz sexo por prazer está condenada a ter que carregar um bebê que não deseja”, estão simplesmente desconsiderando a responsabilidade da mulher sobre suas escolhas. É preciso parar com essa crença de que somos mulheres e podemos tudo. Não podemos tudo, e isso não tem nada a ver com o fato de sermos mulheres. É que ninguém pode tudo nunca! Todos têm seus limites e precisam dar conta de suas escolhas e responsabilidades. Se no nosso caso a conseqüência de uma escolha impensada é um filho, então, assumamos o filho ao invés de abortá-lo.


SOBRE A QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA E A MORTALIDADE MATERNA

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), “morte materna” é todo falecimento causado por problemas relacionados à gravidez ou ao parto ou ocorrido até 42 dias depois. No Brasil, por exemplo, a taxa de brasileiras que morreram na gestação, no parto ou em decorrência de suas complicações em 2013 foi equivalente a 69 a cada 100.000 nascimentos. Isso representa quase o dobro da meta assumida nos Objetivos do Milênio traçadas pela ONU — chegar em 2015 com, no máximo, 35 mortes a cada 100.000 nascimentos.

Muitos alegam que o grande causador destes elevados índices são os abortos clandestinos realizados em nosso país, e que, conseqüentemente, legalizando o aborto tais números reduziriam.
No mundo da humanização do parto estamos habituados a nos embasar na ciência para mostrar a necessidade de mudança no sistema obstétrico brasileiro. Logo, vejamos o que dizem alguns estudos e pesquisas publicados sobre a temática aqui em questão.

Um estudo realizado no México mostra uma significativa redução da mortalidade materna durante o período compreendido entre os anos de 1990 e 2010.  Esta redução é bem maior do que o número de abortos clandestinos realizados no país, o que nos mostra que não precisamos legalizar o aborto para reduzir a mortalidade materna! Aqui está o link deste estudo para os que queiram se aprofundar: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23271925

Outro estudo, realizado no Chile, mostra uma significativa redução da mortalidade materna naquele país ao longo de 50 anos. No meio deste longo caminho, o aborto foi proibido no Chile e a taxa de mortalidade maternidade continuou caindo significativamente! O estudo conclui que não há relação entre o declínio da mortalidade materna e a legislação sobre o aborto. Sendo sim, responsáveis por menos mortes de mulheres que gestam e parem, a melhoria na saúde pública e na educação destas mulheres! O link deste estudo está aqui: http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0036613 .

Importante também é analisarmos a situação de nosso país, onde desde a década de 90 o índice de mortalidade maternidade caiu 43%, sem que para isso precisássemos legalizar o aborto (dados da ONU segundo relatório divulgado pela OMS em maio deste ano, veja link: http://www.onu.org.br/cai-a-mortalidade-materna-no-mundo-aponta-oms-reducao-no-brasil-chega-a-43/ ) . Nossa situação melhorou muito mas continua péssima, é fato. O que não é fato é que a legalização do aborto será a grande responsável pela melhora de nossos assustadores índices de mortalidade materna.

Um segundo relatório da OMS, publicado nesta mesma data e que analisa as causas da mortalidade materna ao redor do mundo, aponta o impacto de condições médicas preexistentes – como diabetes, aids, malária e obesidade –  sobre a saúde da gravidez, sendo responsáveis por 28% das mortes deste tipo no mundo. Link deste relatório: http://www.thelancet.com/journals/langlo/article/PIIS2214-109X(14)70227-X/abstract

Assim, vamos desconstruindo a crença de que legalizar aborto é o que permite reduzir taxa de mortalidade materna! Assim como precisamos de dados e pesquisas para desconstruir crenças ao redor do atendimento ao parto!

Outro aspecto a ser analisado é que a legalização gera nas pessoas a percepção de que esta atitude não é problemática e pode ser repetida indiscriminadamente. Na Suécia, após a liberação do aborto até a 18ª semana de gestação em 1975, houve uma duplicação nos casos de repetição, que variou de 3 a 10 abortamentos realizados pela mesma mulher (SWEDEN. Official Statistics of Sweden. Statistics and Medical Care: Induced abortions 2009 (2010). Estocolm 2009).

É ingênuo pensar que isso não trará conseqüências para a saúde física e mental da mulher. Um trabalho realizado na Noruega e publicado na renomada revista BMC Medicine procurou mostrar a diferença na saúde mental das mulheres de seu país que provocam o aborto e as que vivenciam um aborto espontâneo. É válido destacar que na Noruega o aborto provocado é socialmente aceito há décadas, não havendo qualquer pressão externa para que a mulher que o deseje não o pratique! E ainda, o que motivou o estudo foi a constatação de que o aborto é um evento que provoca agravamento na saúde mental das mulheres, tais como ansiedade, depressão e síndrome pós-traumática. Todas a mulheres estudas foram avaliadas dez dias, seis meses, dois anos e cinco anos após o aborto. Os pesquisadores então observaram que as mulheres que tiveram abortos espontâneos apresentaram elevado score de ansiedade e impacto traumático nas avaliações realizadas dez dias e seis meses após o evento, apresentando importante melhora nas avaliações tardias; o que é compatível com o que se chama de um evento traumático bem resolvido. Nas mulheres que tiveram o aborto provocado, a situação não é a mesma, apresentado estas elevados scores de saúde mental nas avaliações feitas a longo prazo, acusando sentimentos de negação, culpa e vergonha e permanecendo com indicadores de saúde mental significativamente piores do que a população em geral. Caracterizou-se assim um evento traumático mal resolvido, gerador de distúrbios emocionais duradouros. Link deste trabalho: http://www.biomedcentral.com/1741-7015/3/18/prepub .

Logo, quando falamos em saúde pública é importantíssimo considerar todos estes aspectos e dados. Fica então o questionamento: a descriminalização do aborto no Brasil trará de fato mais saúde às nossas mulheres?

Quando se pensa em saúde pública e epidemiologia, aprende-se que o melhor caminho é sempre a prevenção e a educação. Aqui voltamos ao ponto colocado no início deste post sobre a autonomia da mulher. Acredito que a autonomia também venha com a educação.

A mim não parece ser uma atitude inteligente querer eliminar um problema sem atacar a sua causa.


SOBRE O AMPARO À MULHER QUE ABORTA

O que me motivou a escrever este post, colocando de forma organizada e clara o meu ponto de vista sobre o tema da legalidade do aborto, foi um questionamento direcionado a mim quando expressei minha opinião contrária à legalidade do aborto em um grupo de discussão sobre parto humanizado: “Você realmente concorda Inês que a mulher que aborta deve ser presa?”.

Pois bem, o que dizer sobre esta mulher? E o que dizer sobre aquela que pari o filho e o coloca em um saco de lixo preto e atira dentro da lagoa, joga na lata de lixo ou no terreno baldio. E aquela mulher que abandona o filho bebê sozinho dentro de casa e sai sem prover para ele os cuidados essenciais que um recém-nascido precisa para sobreviver. O que dizer ainda daquela mulher que maltrata fisicamente de seu bebê, submetendo-o a torturantes sensações de dor, ou daquela que com o filho já mais crescido o fere e o espanca?

O que dizer e o que pensar de tudo isso?

A minha visão é que são todas mulheres, com eu, como você. Mulheres com capacidade para gerar vida e cuidar dela, mas que por algum motivo se equivocaram e se perderam neste caminho. Não são monstros, são mulheres, são seres humanos e merecem atenção, cuidado, merecem até mesmo e principalmente afeto.
Não por isso, eu vou concordar que as crianças, os bebês, os embriões, os fetos sob sua responsabilidade continuem a sofrer as conseqüências de seu estado de desequilíbrio. Eu amparo a mulher e protejo a criança, usando as ferramentas legais e as estruturas do Estado. É assim que eu vejo esta questão!

Indo um pouco mais fundo na minha opinião pessoal sobre o tema, uma vez que isso foi o motivo de toda esta reflexão, se eu estivesse sentada na posição de júri de um julgamento de uma mulher que abortou, eu dificilmente a condenaria, acreditando que ela errou sim, gravemente, mas apostando que a sua recuperação não virá da prisão e sim da educação e do amor. Pode parecer poético, mas é apenas um caminho mais brando, saudável e justo de resolvermos a questão!

Enfim, assim eu penso e assim eu continuarei a trabalhar pela saúde das mulheres que gestam, pela sua autonomia, pelo resgate da beleza do parto e pela saúde do bebê que chega ao mundo.

Que possamos todos fazer nossas reflexões sobre a temática do aborto desprovidos de preconceitos e posições radicais, que possamos ter a ciência como balizadora de nossos pensamentos e que não falte uma boa dose de amor em nossas conclusões!

22 comentários:

  1. Inês! Parabéns pelo texto! Converso muito com uma amiga sobre isso: sobre legalização do aborto e sobre podermos discutir livremente nossas opiniões sem julgamento! Ela, depois de muitos argumentos e da leitura do seu texto, conseguiu me convencer, hoje sou contra!!! Obrigada por compartilhar suas ideias e pelo estudo!

    ResponderExcluir
  2. http://extra.globo.com/casos-de-policia/exame-de-dna-confirma-que-corpo-encontrado-dentro-de-carro-de-jandira-14025944.html?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=Extra#ixzz3EAysCmdN

    ResponderExcluir
  3. O aborto é uma questão de saúde pública e não de política criminal. Se é radical defender a vida das mulheres pois sou radical! Pergunto novamente você concorda que a mulher que aborta deve ser presa? A resposta é sim ou não. Julgamentos acerca da decisão que outras mulheres tomam são isso julgamentos. Eu apenas respeito, independente de concordar ou não, eu respeito, e defendo de forma intransigente a assistencia humanizada a mulher em situação de abortamento. Mas a defesa da assistencia humanizada passa necessariamente pela legalização, pois do contrário as mulheres assim como Jandira continuarão a viver na clandestinidade e continuarão a morrer e serem violentadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos estamos defendendo a vida. O feto abortado também é vida, com a diferença de que não tem escolhas enquanto a mulher tem. Conforme escrevi no post é a educação e a melhoria da assistência na saúde que garantirá que casos como o de Jandira não ocorram. Acho lindo ser radical ao defender a vida, eu também sou! Só não entendo defender a vida de uns e condenar à morte outros!

      Excluir
    2. Olá Inês,

      Você disse o seguinte:

      "
      O feto abortado também é vida, com a diferença de que não tem escolhas enquanto a mulher tem
      "

      Então, justamente esse é o ponto: a mulher não tem escolha. Quando se trata de uma gravidez indesejada, no nosso país, se a mulher abortar, então ela é uma criminosa. Onde está a escolha da mulher?

      Excluir
  4. http://oglobo.globo.com/rio/anistia-internacional-reforca-urgencia-de-debate-sobre-aborto-apos-mortes-no-rio-em-niteroi-14035515

    ResponderExcluir
  5. A morte por aborto não entra nas estatísticas de mortalidade materna por 2 motivos: 1) tecnicamente não houve um parto, assim não faz parte da casuística 2) são subnotificadas ou notificadas por outras causas. Assim, seus dados sobre outros países não fazem sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se nas estatísticas de morte materna não estão contempladas as mortes por aborto, como os defensores da legalização podem assegurar que é preciso legalizar o aborto para reduzir a mortalidade materna? Parece-me incoerente. As estatísticas de morte materna não são realmente exatas, e isso eu concordo com você, mas não pela questão do aborto. O Comitê de Morte Materna explica que no Brasil muitas mulheres morrem na zona rural em processo de parto ou no pós-parto e são enterradas lá mesmo; mulheres morrem alguns dias após o parto, a cesárea, devido a complicações decorrentes do processo e não são catalogadas pois os médicos não fazem a devida relação com o evento anterior do nascimento do filho; e sim, com certeza haverão mulheres que morrem em decorrência de abortos clandestinos e não são catalogadas. Isso porém, não invalida as pesquisas, que precisam ter uma referência. Se estes estudos não são válidos, quais seriam então? Compartilhe conosco! O importante é ter uma referência para se fazer uma afirmação com impactos tão profundos.

      Excluir
  6. Me expressei mal... Como não houve um parto e a mulher por medo de represália não conta da gravidez ou do aborto, acaba não fazendo parte da casuística... Na teoria, faz parte...

    ResponderExcluir
  7. Inês, você sabia que algumas mães abortam, pois não dariam conta de criarem dois filhos? E se essa mãe morre, talvez ela va deixar uma criança desamparada.
    E o embrião, não é vida. Eh um projeto de vida. E um projeto não é mais importante que eu, que você, que minha irmã, que temos planos e sonhos.
    Eu moro na França, onde o aborto é legalizado. E sabe, pelo menos na cidade onde vivo, ninguém teria coragem de ir contra a lei do aborto, pois seria visto como uma pessoa com falta de empatia.
    Me deixa MUITO triste ver você, que é doula, profissão tão linda,indo contra os direitos das mulheres... um embrião não é um ser humano; Eu sou! Pena que o embrião tenha mais direitos que eu

    ResponderExcluir
  8. Mais uma afeminista de araque. ABORTO JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Preguiça, viu?!
    Inês, se feto é vida, oq não é vida?
    Vida é um contínuo sistêmico, já pensou nisso?
    Pq só a vida humana é sagrada e não merece ser interrompida por outrem?

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo texto, é muito raro ver em discussões sobre temas polêmicos opiniões tão centradas e inteligentes; principalmente sobre o aborto, quem começa a "discutir" sobre o assunto, geralmente, já tem sua opinião formada e só quer mostrar o quanto o outro lado está errado, impossível julgar com alguém assim (seja contra ou a favor), que tem dogmas e não argumentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma correção, na última frase o correto é: "impossível DEBATER com alguém assim...

      Excluir
  11. Vc diz no blog da Lola que é feminista, mas é contra a legalização do aborto. Sorry, mas vc não é feminista por uma razão muito simples: está se achando no direito de dizer o que as outras mulheres devem ou não fazer com seus corpos e o feminismo é contra isso. Fim. Vc manda no seu corpo e na sua vida, mas no MEU CORPO E NA MINHA VIDA QUEM MANDA SOU EU E NEM VC, NEM NINGUÉM TEM O DIREITO A DAR PITACO.

    Agora me responde uma coisa: onde o EMBRIÃO se desenvolve e retira nutrientes? No corpo da mulher. Dentro do corpo da mulher. Dentro do útero dela.. Deu pra entender? Não importa se ele escolheu ou não estar ali. O corpo continua sendo da mulher e, portanto, ela TEM SIM PLENO DIREITO de decidir se esse embrião pode ou não continuar dentro do seu corpo vivendo e se desenvolvendo as custas dos seus nutrientes.

    Além do mais, se a mulher não escolheu engravidar, se não é fruto da sua livre e espontânea vontade, então me dá uma única razão lógica e plausível de ela ser OBRIGADA, FORÇADA e COAGIDA a continuar essa gestação sendo que ela não pediu e nem desejou isso. Sim, porque se o aborto for criminalizado, é exatamente isso que irá acontecer. Ela será FORÇADA a dar continuidade a uma gravidez CONTRA a sua vontade.

    Só porque ela fez sexo? Então vc acha que só porque a mulher transou, ela tem que arcar com essa gravidez indesejável custe o que custar, doa a quem doer, mesmo as custas do seu próprio sacrifício? É isso que vc quer?

    Sim, porque é muito fácil lançar leis pra decidir sobre a vida das OUTRAS pessoas sendo que são elas quem irão arcar com as consequências, não vc. Se uma mulher engravidar contra a vontade e for OBRIGADA a levar essa gestação adiante, será ela quem vai ter que criar essa criança, alimentar, ter sua vida e seu corpo totalmente alterados por causa disso enquanto VOCÊ e sua vida permanecerão totalmente inalterados.

    Vamos combinar uma coisa: cuida da sua vida enquanto as outras mulheres cuidam da vida dela. Se vc realmente não quer que elas abortem, então faça algo pra ajudá-las a criar essas crianças ou então encontre um bom lar adotivo pra elas. Vc é a favor da vida desses embriões? Se importa com eles? Quer que nasçam? beleza. Mas entenda que nascer por si só não é suficiente. Essas crianças vão precisar de roupa, comida, abrigo, atenção, cuidados, escola, médico e um monte de outras coisas. Vc vai dar tudo isso? ou o seu negócio é apenas que elas nasçam e o resto que se dane?

    afinal, simplesmente se achar no direito de EXIGIR que elas levem adiante uma gravidez indesejada, mas não fazer nada pra ajudar e ainda dizer que elas devem se virar sozinhas porque "se elas transaram, então tem que se lascar e pronto" é, no mínimo, uma falta de respeito monumental com essas mulheres, suas vidas e sua autonomia.

    ResponderExcluir
  12. Também sou contra a descriminalização do aborto, mas por motivos diferentes dos seus.
    Acho que seria banalizado no Brasil....
    Caso se interesse aqui mostro minha opinião http://pedempalavras.blogspot.com.br/2014/06/pro-escolha-pro-vida-ou-problema.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, o que está banalizado no Brasil é mania que as pessoas tem de querer controlar o corpo e a vida das outras, mas na hora de arcar com as consequencias, sempre tiram o corpo fora e não querem nem saber.

      Mulher nenhuma aborta porque gosta ou acha divertido. Isso não é um hobbie ou passatempo, elas não ganham dinheiro, fama nem aprovação fazendo aborto.

      Excluir
  13. um detalhe que você esta esquecendo: isso são as SUAS crenças, o SEU modo de enxergar a vida, porque eu e outras mulheres somos obrigadas a engolir garganta abaixo concepções que são SUAS. Para mim um ser humano é formado no contato social com outros seres humanos, a minha crença é essa! enquanto esta na minha barriga é apenas um feto e quem decide sobre ele sou eu!
    Métodos contraceptivos falham, as pessoas falham, mas a mulher deve ser punida porque quis transar? o homem aborta mentalmente e é aceito e considerado 'normal' e se a mulher resolve abortar e estando no seu corpo o aborto é fisico é considerada maluca, sem sentimentos, irresponsável?
    Eu engravidei usando um método q falhou, estou tendo apenas frustrações e infelicidades com a minha gravidez, se eu tivesse condições abortaria sim para acabar com esse tormento. Não abortei pois morro de medo de morrer em alguma clínica por ai.
    Por isso defendo o aborto para que outras mulheres não sofram o q eu estou sofrendo. Liberdade para q sejamos definitivamente donas do q ja é nosso!

    ResponderExcluir
  14. Seu texto parece ter incomodado algumas pessoa de opinião diversa da sua, Inês. Mas com esses cometários ofensivos não dá pra debater né? Apesar de tudo, quero parabeniza-la pela forma de pensar.
    Desde que meu filho nasceu, tenho me interessado pelo parto humanizado e criação com apego. Penso em um dia ser doula, pois gosto de trabalhar pelas coisas que acredito. Mas tenho reparado que boa parte das ativistas costuma misturar nesse tema a problemática da legalização do aborto. Isso tem me incomodado muito, pois parece que temos que seguir a cartilha do "feminismo/ parto humanizado/ esquerda/ legalização do aborto..." . Mas eu não quero seguir uma cartilha. Quero defender o parto humanizado sem defender a legalização do aborto. Quero ter minhas próprias opiniões, independentes umas das outras, e muito bem pensadas e analisadas.
    Acho válido tudo o que você postou no texto. Acredito que foi Madre Tereza que disse "Se uma mãe pode matar ao filho em seu ventre, o que nos impede de matar-nos uns aos outros?". Também assisti ao "Grito Silencioso", e achei estarrecedor. É estarrecedor a trivialização de tirar uma vida. Tenho aqui em casa um modelinho de um feto de 12 semanas em tamanho real, cabe na palma da mão: tem nariz, boca, até os dedos dos pés. Está chupando o polegar. Não há como negar de que é um ser humano. A vida não pode ser relativizada, não podemos dizer se um ser humano é um ser humano a partir de que nasce, a partir de que está na sociedade, bla bla bla... um ser humano é um ser humano. Determinar um início da vida abre a possibilidade de cairmos em um engano cruel.
    Não quero ser ingênua, mas acredito que uma possibilidade para que a mulher não se torne mãe, caso não deseje, é a adoção. Milhares de pessoas querem adotar, querem constituir família. Não seria a solução ideal para todos?
    Enfim, fico feliz de saber que não estou sozinha nesse barco. Peço desculpas pelo desabafo, mas fiquei contente mesmo de ler seu texto. Mais uma vez a parabenizo, Inês.

    ResponderExcluir
  15. Inês eu nem perderia tempo respondendo essas radicais que te atacam em vez de atacarem seus argumentos. Isso é típico, cansativo e muito apelativo. Considero debates saudáveis e válidos desde que seja possível debater, desde que haja o mínimo de noção e razão no debate, mas como debater com pessoas tão firmes em suas crenças que chegam a ignorar os próprios fatos, impossível né?! Você pode expor fatos e suas respectivas fontes, que elas continuarão enxergando apenas aquilo que querem enxergar, e continuarão reproduzindo o mesmo discurso manipulador que já foi cravado em suas mentes, então é melhor poupar seu tempo mesmo. Enfim, adorei o texto, ótimas colocações! Muito melhor que ser uma "feminista", é ser uma pessoa sensata e coerente, se você acredita firmemente na sua posição então continue a defendendo, mesmo que isso cause revolta nas mais radicais, você é livre como todos nós somos, têm direito de defender suas convicções. Thaís

    ResponderExcluir
  16. é muito bom encontrar pessoas que pensam diferente, pois as suas indagações pode sim nos levar a pensar de forma diferente, a abrir nossas mentes para outro pontos de vista, mas o que me deixa triste é saber que as pessoas não sabem debater, mas querem fazer descer guela a baixo o que pensam, Inês vc deve estar acostumada com isso né rsrsrs a falta de conhecimento para debater e não discutir e ofender. lamentável tenho 17 anos e fico triste em saber como os adultos tem uma visão limitada e comportamentos desprezíveis.

    ResponderExcluir
  17. Confesso que tenho um pensamento semelhante. Minha companheira é doula e uma doula se posicionando desta forma é muito condizente de se portar. Não acho certo falar de humanização do parto e ser a favor do aborto legalizado a pura vontade de uma pessoa. Claro em casos extremos o aborto pode ser uma opção.

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir