quinta-feira, 22 de maio de 2014

Semana Mundial de Respeito ao Nascimento


Termina hoje a Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento – SMRN de 2014. A ideia deste evento é provocar uma reflexão mundial sobre as necessidades de respeito incondicional aos processos individuais de cada mulher no momento do nascimento de seus filhos.
“Parir é poder” é o tema desta 10ª edição, e no contexto brasileiro, a frase representa não somente o empoderamento feminino na busca por uma experiência respeitosa e prazerosa de parto e nascimento – do filho e da nova mãe – mas, principalmente, a saída de um sistema obstétrico violento. O evento busca promover a reflexão sobre outras formas de nascer, que sejam afetuosas, respeitosas e acolhedoras.
A Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento - SMRN, é uma Iniciativa da Alliance Francophone pour l’Accouchement Respecté (AFAR), que ocorre em vários países desde 2004. No Brasil, desde 2008 grupos e entidades ligadas ao movimento de humanização do Parto e Nascimento, vêm promovendo atividades em comemoração a esta semana. 
Para mim, PARIR É PODER porque durante o processo de parto nos deparamos com uma foça selvagem que há em nós e que desconhecemos! A força que um parto com respeito traz para uma mulher é incontestável, e a mulher se sente tão valente e preparada para cuidar daquela criança que trouxe ao mundo que seu poder se amplia, se multiplica. 
PARIR É PODER simplesmente porque é algo que podemos fazer! Podemos dar passagem a uma vida, trazê-la ao mundo! É nosso momento de co-criadoras, somos DEUSAS ao dar a luz a um filho, e isso é sim muito poderoso.
Então, PARIR É PODER
E que POSSAMOS PARIR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário