Quem sou

Minha atuação profissional, até ser mãe, foi sempre na área comercial. Formada em Turismo e pós-graduada em Gestão Empresarial, trabalhei como consultora comercial em diferentes empresas até vivenciar a experiência de gestar e parir.

 

Após o nascimento de minha filha através de um delicioso trabalho de parto interrompido por uma cesária desnecessária, minha vida mudou completamente. Foram mais de quinze meses para eu entender o que tinha ocorrido comigo (veja: As dores do meu parto)! A cesária cria um vácuo dentro das mulheres, ainda mais naquelas que, como eu, desejam vivenciar um parto natural.

 

Na busca por compreender um pouco mais sobre gestar, parir e maternar, e sobre o que tinha ocorrido comigo, comecei a freqüentar os eventos e encontros do Espaço AOBÀ em Curitiba. Foi neste espaço, em abril de 2010, que participei do Workshop “Nascimento: da fisiologia à prática” com o obstetra francês Michel Odent.

 

Odent falou sobre como a fisiologia da mulher é perfeita para parir um filho, como os hormônios conseguem trabalhar em total sincronismo para efetivação do parto e sobre como aqueles que assistem à mulher que está parindo podem interferir negativamente no processo. Fiquei fascinada! Tantos profissionais naquele evento, dizendo que aquilo que eu sempre desejei para o parto de minha filha era não apenas possível, mas o mais lógico e correto a ser feito. Saí do evento com o livro “ Renascimento do Parto” do próprio Odent e após lê-lo me entusiasmei com as maravilhas que aquele médico havia conseguido.

Após algumas reflexões, e um pouco mais de estudo, tive a certeza de que o problema em se parir um filho não está no corpo da mulher, não é fisiológico. O que dificulta, e muitas vezes impede, as mulheres parirem são suas crenças limitadoras, alimentadas por nossa cultura e sistema de saúde. Então tive o entendimento de que um trabalho de educação e conscientização precisa ser feito para que a mulher consiga parir. Neste sentido escolhi atuar como DOULA (veja: Mas afinal, o que é uma doula?), e fui então ao GAMA – Grupo de Apoio à Maternidade Ativa, em São Paulo, para fazer minha formação. Foi maravilhoso, uma identificação total com tudo que via e aprendia (veja: Assim nasce uma doula).
 
Logo no retorno a Curitiba tive a grata satisfação de participar de uma oficina com Naolí Vinaver, promovida pelo Instituto Anauê-Teinõ. Naolí é uma parteira mexicana que conta com uma experiência fantástica e tem uma enorme sensibilidade para lidar com o trabalho de parto das mulheres. Ela considera que a energia do parto é sexual e, portanto, sempre encontra uma forma de fazer com que a mulher desbloqueie essa energia e consiga fazer seu filho nascer. Para ela todas as “distócias”, tão aclamadas pela medicina convencional, têm uma causa e uma solução que passam muito longe de um “problema do corpo feminino”, o que necessitaria de uma intervenção ou uma cirurgia. Naolí, dentre todos os seus ensinamentos, disse algo muito significativo para mim: “A mulher, assim como o bebê, também precisa atravessar um canal, uma porta, muito estreita e apertada no momento do parto. Esta porta estreita que a mulher tem que passar, porém, é emocional e não física. É preciso que a mulher se liberte de sua pesada bagagem emocional, que se solte, não se apegue ás tristezas, dificuldades, problemas, mágoas, só assim ela conseguirá parir.” Obrigada, querida Naolí, por ter me mostrado que parir é algo tão belo, tão nobre, tão prazeroso, tão simples.


Em outubro/2010 foi a vez de conhecer Mary Zwart, que esteve em Curitiba. Lindíssima senhora, parteira holandesa, com mais de 40 anos de profissão. Mary nos trouxe a realidade possível de se parir em casa, a naturalidade e segurança deste processo que é mais social do que médico. É sempre inebriante ouvir pessoas tão experientes falando sobre a beleza e naturalidade de se parir. Fácil assim! Como fazer o filho! 


Em novembro, deste mesmo ano, fui a Brasília participar da III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento. Foi importantíssimo estar em tal evento, conhecendo pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo que trabalham por um mesmo ideal – o de fazer com que o nascimento humano seja respeitado. Vários eram os temas dos painéis, espaços para diálogos, mini cursos e conferências. Lembrar daqueles dias de Conferência, em que pessoas lotavam o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, é sempre um estímulo a mais para a realização do meu trabalho. Parabéns à REHUNA pelo grande feito!

2010 definitivamente foi um ano de grande aprendizado em minha vida! A gratidão a Deus por tudo aquilo que pude conhecer é imensa! E o ano não poderia terminar de melhor forma! No retorno de Brasília fui convidada pela doula Patrícia Bortolotto a auxiliá-la em seus partos, já que estava em final de gestação e em breve receberia sua pequena filhota! Foram dois meses de delicioso trabalho junto à Patricia e à equipe do médico Carlos Miner Navarro, profissionais que trabalham para possibilitar às famílias um atendimento humanizado na chegada de seus filhos.

2011 começa e muito trabalho me espera! Tive a grata satisfação de me integrar à equipe do Espaço Aobä para a organização da primeira vinda de Janet Balaskas ao Brasil. Janet Balaskas é uma antiga e permanente militante pelos direitos da mulher de parirem seus filhos de forma consciente e ativa. Foi criadora do movimento pelo Parto Ativo e seu livro “O Parto Ativo” é lido hoje em todos os continentes. Foram meses de muito trabalho, mas enfim realizamos o MÓDULO I do curso de formação profissional em Parto Ativo, recebendo profissionais da assistência ao parto de todo o país. Conheci maravilhosas doulas, instrutoras de yoga pré-natal, enfermeiras obstetras, médicas e mães. E ainda viajamos para São Paulo realizando eventos com Janet na USP e no Colégio Global.

Janet nos brindou com toda sua sabedoria a respeito do corpo feminino. Nos mostrou como nosso útero se movimenta, como o bebê percorre o caminho do nascimento e como é importante que tenhamos confiança na vida. Janet trabalha com muita amorosidade e sempre pautada na ciência. Nos workshops para casais que ministrou falou da importância do vínculo da mulher com seu companheiro, do que ela precisa neste momento tão intenso do nascimento de um filho e de como o homem tem um papel importantíssimo neste cenário. Com uma pélvis e um bebê, Janet simula o parto, mostrando a relevância de a mulher estar em uma posição que favoreça o nascimento, ou melhor, a necessidade de se permitir que a mulher escolha a posição que quer parir pois seu corpo a conduzirá a assumir a postura que mais facilitará a chegada de seu bebê ao mundo.

Fim da temporada Janet Balaskas 2011, o trabalho e os estudos continuam!

Obrigada às colegas de trabalho por sempre me mostrarem as maravilhas de se trabalhar com o nascimento humano, e obrigada às mulheres que já tive a honra de acompanhar nos nascimentos de seus filhos!

Elaborado por:

Inês Baylão - Doula de parto
Contato: ines@diariodeumadoula.com.br


Curitiba, 12 de maio de 2014.

Desde a última atualização do meu perfil aqui no blog, muita coisa já aconteceu em minha vida! A principal e mais importante foi a chegada de meu segundo filho, Lucas, em um processo de parto que me trouxe muitos ensinamentos, e que já comecei a contar aqui no blog (Quando a medicina adentra a Tenda Vermelha).

Paralelamente ocorreu o crescimento e fortalecimento do meu trabalho junto a Janet Balaskas e Talia Gevaerd de Souza, e juntas criamos o Instituto Parto Ativo Brasil - www.partoativobrasil.com.br - que já trouxe Janet para o Brasil por mais duas vezes para realizar uma série de eventos sobre o Parto Ativo em diferentes cidades do Brasil! Trabalhar com estas duas mulheres tem sido para mim um honra e uma responsabilidade imensa. E estamos só começando.....

E ainda, além do atendimento a partos, o trabalho que tem me envolvido aqui em Curitiba é o grupo Doula Curitiba, que eu tanto amo! Ali nos encontramos, nos fortalecemos e crescemos! Em 2013 realizamos o primeiro curso de formação de doulas de Curitiba e este ano teremos o segundo!

Então, é muito trabalho!!! E por isso as atualizações do blog vão ficando para depois....

Foto tirada em abril de 2014, na última temporada de cursos da Janet no Brasil!