terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Juntos, chegaremos lá!!!

Hoje foi grande minha alegria ao ver que o programa Mais Você reprisou a matéria sobre o trabalho das doulas Assita à matéria aqui!. Alegria em dose dupla! Primeiro porque a matéria foi gravada durante o meu curso de formação no GAMA, então pude rever nossa turma e nossa querida instrutora Mariana de Mesquita, uma doula fantástica!


Alegria também por perceber que a matéria provocou grande repercussão para justificar uma reprise na TV Globo! E isso é um ótimo sinal. Sinal de que nossa sociedade está insatisfeita com o modelo atual de atendimento ao nascimento. Sinal de que as mulheres estão em movimento, estão em busca de alternativas que lhes satisfaçam o desejo. Sinal de que as coisas estão mudando!

Ainda é real a prevalência do modelo obstétrico focado na tecnologia e não no ser humano. Ainda é real o desconhecimento da nossa sociedade sobre o parto (incluindo também os profissionais de saúde) e a falta de respeito ao indivíduo que nasce. Mas é cada vez maior o número de pessoas que se unem e que o universo se encarrega de colocar em contato para a busca de uma forma mais harmoniosa de se nascer.

Cada vez mais me convenço de que é essa rede de apoio entre os indivíduos que fará a diferença na vida de uma mãe e seu filho quando estiverem vivenciando seu trabalho de parto. É neste apoio que está a força para se conseguir e é na troca entre os profissionais e as mulheres que está a sabedoria do parir.

Quando cada mulher me procura para um atendimento, sedenta de que eu lhe dê garantias do êxito de seu parto, o que posso lhe oferecer é isso: apoio e informação. Apoio para ela se sentir fortalecida em ir ao encontro de seus desejos, e informação para que consiga acreditar em sua sabedoria inata de fêmea no momento de parir sua cria.

Juntas, ou melhor, juntos (porque muitos homens fazem toda a diferença nesta hora) chegaremos a uma realidade mais humana, a uma forma mais suave e carinhosa de recebermos estes novos indivíduos que chegam para coabitar conosco em nosso mundo!

Um comentário:

  1. Muito bacana teu post, vi a entrevista quando passou, teve garnde repercussão mesmo....na maternidade tds comentavam...e aquilo que vc disse...falta muito respeito e conhecimento "humano"... mas tua certeza é a minha tb...é só por meio deste grande movimento nosso e das mulheres (e homens tb) que as coisas mudam!!! Bjoks

    ResponderExcluir