sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O parto e a ESPERA

Já se passaram 40 semanas, e mesmo já tendo uma gestação anterior, mesmo estando estudando e trabalhando com partos há quase quatro anos, mesmo conhecendo boa parte sobre a teoria....., mesmo assim tenho enfrentado dias e dias de desconforto, impaciência, ansiedade e espera.....


Entregar-se à ESPERA não é tarefa fácil nos dias atuais. Vivemos uma época na qual temos agendas no computador, no celular, no papel e nos esforçamos para controlar o tempo e para dar conta de tudo. Afinal somos mulheres modernas, economicamente independentes, formadas, pós-graduadas, ativas, acostumadas ao trabalho, ao mundo corporativo, à vida social, à independência, e é para isso fomos preparadas.

Mas nesta hora, em que escolhemos nos dedicar a permitir que uma nova vida venha ao mundo, nesta hora tudo é tão diferente.... Agora a vida nos pede para que não estejamos no controle, para que nos entreguemos a ela, para que confiemos e tenhamos paciência. Nossa força tem que ser totalmente redirecionada e ao invés de competir precisamos colaborar, colaborar com a Criação. Precisamos aceitar com resignação que não podemos estar no controle e nos entregar a todas as loucuras que estão acontecendo em nosso corpo e em nossa alma. Afinal, ceder-se de si mesma para a construção de um novo corpo não é tarefa simples.

E nestes momentos finais de espera as pessoas que nos cercam são de extrema importância para nós. Enquanto sociedade, não sabemos mais (ou talvez ainda) oferecer a uma mulher prestes a parir o que ela de fato necessita. Nos preocupamos com o tamanho da barriga, com o tempo de gestação, com a data em o que o bebê deve chegar, com exames modernos.... e nos esquecemos da mulher. Nos esquecemos da atenção, do cuidado, do carinho, do colo. Nos esquecemos que seu corpo, muitas vezes, arde em cansaço e sua alma clama por amparo. Mas o mundo não pode parar, ainda que em nome da vida, e todos seguem com seus ritmos frenéticos esquecendo-se de que ela precisa entregar-se a um novo ritmo e tem que estar liberada e amparada para se enfronhar neste novo mundo.

Grávidas, ainda que enormes e com o ventre redondo como uma lua, muitas vezes passamos despercebidas. É como se as pessoas não nos enxergassem de verdade. Nos olham, às vezes se admiram, mas não fazem a mínima ideia do que está acontecendo conosco e do que precisamos.

Bem, e aqui só me resta agradecer àqueles que me cercam neste momento, por estarem sendo tão boas companhias.

Agradecer às parteiras que irão me acompanhar no parto e ao médico que tem feito o meu pré-natal. Obrigada pelos momentos de conversa calma e sem horário ao invés dos toques, das perguntas, das insinuações e previsões trágicas sobre a gravidez, da pressa e pressão para que o bebê chegue logo.

Agradecer a minha mãe que se deslocou de tão longe para vir me auxiliar nos cuidados com a casa, com minha filha e comigo mesma. Obrigada pela doação amorosa de seu tempo, por abrir mão, ainda que temporariamente, de sua própria vida para me possibilitar entregar-me mais intensamente à minha.

Agradecer ao meu marido que desde sempre esteve ao meu lado nas descobertas sobre este universo tão feminino. Obrigada por confiar em mim, em meu corpo e nas escolhas que estou fazendo para nossos filhos. Obrigada em especial pelos momentos de carinho e atenção deste finalzinho de gestação. Os passeios, as massagens, as aulas de yoga, os programas de TV que simplesmente assistimos juntos. Obrigada por não me cobrar e apenas me acompanhar.

Desejo ainda agradecer a todos os amigos, parentes e profissionais que também acreditam e vibram por este momento. Agradecer ao movimento de humanização do parto e a todas as pessoas que já conheci nele e que tanto me ensinaram e inspiraram.

E por fim, desejo muita luz e muita força àquelas mulheres que também se encontram prestes a parir, mas que por um motivo ou outro não conseguem se entregar a esta sublime ESPERA. Que Deus ampare seus corações e que a Mãe divina esteja a acompanha-las, oferecendo força e segurança nos momentos mais difíceis.

Obrigada à vida por ser mulher e ter esta oportunidade de aprender a ESPERAR.

3 comentários:

  1. Que lindo depoimento!!Vc me emociona profundamente...espero que quando chegar a minha hora de gerar e parir eu tenha toda esse preparo que vc tem!!Torço pra que vc tenha um parto exatamente da forma como sempre quis, que Deus te abençõe e ilumine ainda mais a cada dia!!
    Beijos
    Ângela

    ResponderExcluir
  2. Inês, querida, nem sabia que estava grávida! Fiquei radiante com a notícia! Vc está maravilhosa e poderosa com esse barrigão!
    Que a sua espera seja abençoada e que vc tenha um lindo parto, transformador e curador de todas as feridas.
    Boa hora, muito amor, muita saúde e muito leitinho!
    Beijo enorme!
    Taiza

    ResponderExcluir
  3. Nossa senhora, que linda essa página, esse texto esse relato. totalmente do coração da verdade da pureza da gratidão mais profunda. Aqui está sua cicatriz do 1 parto. Aqui sim, sente-se total sensatez.
    Parabéns! Lindo!

    29/04/2014

    ResponderExcluir