quinta-feira, 17 de junho de 2010

Assim nasce uma doula

Minha motivação para fazer o curso de doulas veio da traumática experiência com o parto de minha primeira filha. Após um ano e meio de seu nascimento e quando estava totalmente convencida de que a única chance de vivenciar plenamente um segundo parto seria fazê-lo em casa, decidi fazer o curso para me instruir e aprender mais sobre como oferecer a mim mesma o que é importante nesse momento que desejo vivenciar.

E assim cheguei aqui. Conversei com meu marido sobre a importância disso para mim e decidimos que ele ficaria com nossa filha durante o período do curso, já que teria que ir para São Paulo e ficar lá os quatro dias seguidos..... Foquei então em falar para minha filha, a Laís, que como sempre nos surpreende. Desde que eu comuniquei a ela verbalmente da minha decisão, assim como se falaria a um adulto, ela foi aos poucos não precisando mais do meu seio para dormir, não pedindo mais o “mámá”(no seio) quando acordava. Era como se ela estivesse dizendo “pode ir mamãe, eu vou ficar bem”.


Então, com o apoio do meu marido e da minha pequena filha aqui estou, no penúltimo dia do curso, fascinada com o poder e a força das mulheres, com a beleza e magia do nascimento, com a perfeição desse evento único na vida de duas pessoas.


Durante estes três dias de curso acho que pari a doula que existe em mim. Vejo que minha identificação com as funções e princípios desta profissional é total e me pego sentindo um enorme, imenso, imensurável desejo de estar ao lado de uma mulher parindo.
Hoje foi difícil voltar para o hotel... Estávamos assistindo ao filme Orgasmic Birth (quem já assistiu vai me entender) e depois daqueles partos amorosos, intensos, plenos de ocitocina.... tive que aterrissar no planeta Terra, voltar ao mundo real, pegar o metrô de São Paulo e então vim para o computador para poder colocar pra fora toda essa magia que ora me envolve e que tenho certeza, não há como não envolver todos aqueles que se permitem vivenciar a experiência do nascimento com o olhar do amor e o devido respeito á obra de nosso Criador.


O parto já está em seu estado de arte, como disse a Ana Cris, uma de nossas instrutoras durante o curso, não há NADA a ser melhorado!!!!! E isso parece óbvio se olharmos pela perspectiva de que Deus não teria errado a mão justamente na hora de elaborar este evento fisiológico.


Bem, é isso, agora sou uma doula (na verdade ainda falta mais um dia de curso, ...rsrsrsr...). O que vou fazer quando voltar para Curitiba???? Bem, eu ainda não sei exatamente, mas tenho plena convicção que não vou guardar toda essa magia só para mim. Vou levá-la a todos os cantos, através deste blog, de encontros, de atendimentos. Vou dizer a todas a mulheres “ Sim minhas queridas, vocês podem, nós podemos, sentir prazer com nossos partos assim como sentimos prazer em nossas relações sexuais. Deus concebeu nosso corpo para isso. Isso não é feio, isso não é pecado, isso não é maldito nem sofrido. Isso é lindo, é pleno, é prazeroso, é renovador e transformador!”
REFLEXÃO
Já paramos para pensar que há pouco mais de meio século o sexo era feio, sujo e impuro para as mulheres???? O sexo parece ter saído desse posto, só que o parto continua nesse lugar.

Vamos tirá-lo de lá!!!
Volto a escrever quando já estiver com meu “plano de parto”, quero dizer plano de doula, pronto!
Até!!!!

3 comentários:

  1. Uma atividade iniciada com tanto amor e paixão só poderá gerar bons frutos,,, e bons partos!
    Nossa sociedade precisa realmente repensar a maneira que estamos vivendo, mas também nascendo.
    Beijos, te amo, sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Inesita,
    Desejo muito muito muito sucesso para você! Acho que você está se redescobrindo! Vai fundooooo!
    Abaixo segue uma frase que gosto demais...
    Te adoro, :)
    Anna Jarenko

    "Conhecimento vem de experiência. Você pode estudar a vontade algum assunto, debater e tudo mais. Mas você só vai conhecer com ação. Teste. Experimente. Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento. É o seu bem mais precioso. Explore; viaje; descubra. Conheça." Albert Einstein

    ResponderExcluir
  3. Oi querida!
    Parabéns pela iniciativa!
    Lindo template!
    Ótimo trabalho por aqui e bemvinda a PP!

    ResponderExcluir