quinta-feira, 22 de maio de 2014

Semana Mundial de Respeito ao Nascimento


Termina hoje a Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento – SMRN de 2014. A ideia deste evento é provocar uma reflexão mundial sobre as necessidades de respeito incondicional aos processos individuais de cada mulher no momento do nascimento de seus filhos.
“Parir é poder” é o tema desta 10ª edição, e no contexto brasileiro, a frase representa não somente o empoderamento feminino na busca por uma experiência respeitosa e prazerosa de parto e nascimento – do filho e da nova mãe – mas, principalmente, a saída de um sistema obstétrico violento. O evento busca promover a reflexão sobre outras formas de nascer, que sejam afetuosas, respeitosas e acolhedoras.
A Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento - SMRN, é uma Iniciativa da Alliance Francophone pour l’Accouchement Respecté (AFAR), que ocorre em vários países desde 2004. No Brasil, desde 2008 grupos e entidades ligadas ao movimento de humanização do Parto e Nascimento, vêm promovendo atividades em comemoração a esta semana. 
Para mim, PARIR É PODER porque durante o processo de parto nos deparamos com uma foça selvagem que há em nós e que desconhecemos! A força que um parto com respeito traz para uma mulher é incontestável, e a mulher se sente tão valente e preparada para cuidar daquela criança que trouxe ao mundo que seu poder se amplia, se multiplica. 
PARIR É PODER simplesmente porque é algo que podemos fazer! Podemos dar passagem a uma vida, trazê-la ao mundo! É nosso momento de co-criadoras, somos DEUSAS ao dar a luz a um filho, e isso é sim muito poderoso.
Então, PARIR É PODER
E que POSSAMOS PARIR!

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Parto Humanizado em Curitiba


Foi em 2009 que tomei contato pela primeira vez com o movimento pela humanização do parto aqui de Curitiba. De lá para cá muita coisa bonita já aconteceu, conquistas nossas – mulheres ativistas e profissionais humanizados, que por um caminho ou outro vamos lançando sementes por onde passamos, vamos deixando marcas de respeito, competência, humanismo, amor!

Desde 2009 diferentes grupos de apoio às gestantes, ao parto natural e às mães com bebês foram criados em nossa cidade. Recebemos em solo curitibano, importantes e renomados profissionais nacionais e internacionais para proferirem palestras e ministrarem cursos. Médicos obstetras e pediatras foram lentamente revendo suas práticas e atualizando suas condutas. Hospitais e maternidades foram se adequando à lei do acompanhante e se familiarizando com o trabalho das doulas. Lindos partos começaram a acontecer nos apartamentos dos hospitais e uma equipe de parteiras urbanas se formou, nos presenteando com a possibilidade de um parto domiciliar planejado!

Ainda temos muito o que avançar e melhorar, é fato. Mas não podemos deixar de reconhecer tudo o que já conquistamos!

SIIIIIIIIIMMMMMIM, nós temos um movimento crescente em nossa cidade e do qual eu me orgulho de fazer parte! Nós participamos de forma muito linda e marcante das três Marchas Nacionais que ocorreram em nosso país, duas em 2012 e uma em 2013 e do ato que ocorreu em 2014. Estamos nos organizando cada vez mais!!! Atualmente temos um grupo que agrega mulheres, homens e profissionais, e que está em contato com o poder público de nossa cidade sugerindo e cobrando mudanças.

Nós já somos muitas e muitos. E seremos tanto mais à medida que nos fortalecermos e nos mostrarmos para o Brasil! Assim seremos cada vez mais facilmente encontrados por aqueles que estão ‘chegando agora’ a este universo mágico da HUMANIZAÇÃO DO PARTO E DO NASCIMENTO.

E antes de relacionar aqui vários links deste belo movimento, quero fazer uma homenagem justa ao Espaço Aobà, berço de tantas de nós, hoje profissionais! Luciana Lima foi de fato muito importante na construção de tudo isso que hoje é realidade em nossa Curitiba!!!

E, ainda, dentre tudo de belo que aconteceu e acontece, não posso deixar de expressar meu carinho mais que especial pelo Grupo Doula Curitiba, uma união destas “mulheres que servem outras mulheres” em prol de nascimentos mais tranquilos, mais conscientes, mais ativos! Nos unimos para que possamos ser ainda mais fortes e presentes no cuidados umas com as outras, o que invariavelmente reflete no cuidado com nossos filhos!




PARA CONHECER MAIS: